Geografia e História da Cidade

Lagoa da Canoa é um município que fica localizado na região central de Alagoas.

Sua população é de aproximadamente 20.000 habitantes e sua área é de 103 km² (206,28 h/km²).

Limita ao norte com o município de Craíbas, ao sul com o município de Campo Grande, a leste com o município de Arapiraca, a oeste com o município de Girau do Ponciano e a sudeste com o município de Feira Grande.

Em 1842, dois casais chegaram à região, construíram casas e começaram a plantar e a criar gado. Parte daí a colonização do município.
Outras famílias, anos depois, também começaram a construir no local - já conhecido como Lagoa da Canoa - cujo nome originou-se do fato dos antigos moradores pescarem de canoa na lagoa da região. Os pioneiros na colonização foram José Barbosa, Francisco José Santana e a família Maurício. Quando Arapiraca tornou-se município, Lagoa da Canoa passou a ser um povoado, mas com grande importância no contexto político, econômico e social. Servia como ponto de apoio na estrada que ligava Arapiraca a Traipu e Girau do Ponciano. Além disso, as fazendas de café geravam emprego e renda
Com a emancipação, Lagoa da Canoa revigorou sua importância econômica. Foi transformada em município autônomo em 28 de agosto de 1962. Do trabalho para a independência participaram José Pereira Lúcio, José Leite, José Ramos Barbosa, José Emiliano de Almeida, Mauro Vieira e outros.

Aniversário da Cidade

28 de Agosto

CARACTERÍSTICAS

LC.jpg

Clima

Temperado

Temperatura Média

29° C

COMO CHEGAR

Partindo de Maceió: AL-115 e AL-485

Acesso Rodoviário

AL-115 e AL-485

Distâncias
111 km da Capital

EVENTOS

Agosto

28 - Aniversário do Município

Dezembro

08 - Nossa Senhora da Conceição

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License