Informativo 5º Edição

OLHO VIVO CANOENSE

QUESTIONAMENTO !!!
ALGUMAS PESSOAS QUESTIONAM, O POSICIONAMENTO DO “INFORMATIVO OLHO VIVO CANOENSE”, EM CRITICAR A ADMINISTRAÇÃO “GOVERNANDO COM O POVO”, NÃO FAZENDO ELOGIOS A ESSA MESMA ADMINISTRAÇÃO. NÓS QUE FAZEMOS A AMALC, GOSTARÍAMOS, QUE VOCÊ AMIGO LEITOR FIZESSE CONOSCO, ALGUMAS REFLEXÕES: 1º) QUASE SEMPRE ÀS CRÍTICAS FEITAS CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, SÃO CONSTRUTIVAS, POIS NA MAIORIA DAS VEZES, SERVEM PARA ALERTAR, AOS GESTORES, OS ERROS, OS EQUÍVOCOS QUE ESTÃO SENDO COMETIDOS, PELA ADMINISTRAÇÃO, POR ISSO, NO NOSSO ENTENDIMENTO A CRÍTICA, ALÉM DE ÚTIL, É NECESSÁRIA.
2º) ELOGIAR O QUE?
A DESTRUIÇÃO DE UMA PRAÇA, PARA CONSTRUÇÃO DE OUTRA NO MESMO LOCAL?, QUANDO SE TEM TANTAS OUTRAS NECESSIDADES?.
A REFORMA INACABADA DE UMA QUADRA ESPORTIVA, QUANDO PARTES IMPORTANTES DA MESMA, COMO: PISO, ALAMBRADO, ILUMINAÇÃO NÃO FORAM REALIZADOS?.
A REALIZAÇÃO, EM 40 DIAS DE 04 SHOWS: “MANO WALTER”, “CAVALEIROS DO FORRÓ”, “SAIA RODADA” E “BANDA CALYPSO”, QUE COM CERTEZA CUSTARÃO AOS COFRES DA PREFEITURA, ALGUMAS “CENTENAS DE MILHARES DE REAIS”, ENQUANDO VOCÊ CANOENSE, SOFRE AS CONSEQÜÊNCIAS DA FALTA DE MÉDICOS, DE REMÉDIO, DE EXAMES, A FALTA DE MERENDA PARA SEU FILHO?
A ARROGÂNCIA DO GESTOR, EM NÃO DAR TRANSPARÊNCIA À ADMINISTRAÇÃO, COMO SE ESTA, FOSSE UMA PROPRIEDADE SUA?
SINCERAMENTE, GOSTARÍAMOS DE, TAMBÉM, ELOGIAR A ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO. DE UMA COISA, VOCÊS PODEM TER CERTEZA, NÓS SÓ QUEREMOS O MELHOR PARA O NOSSO MUNICÍPIO E QUANDO A ADMINISTRAÇÃO “GOVERNANDO COM O POVO” FIZER REALMENTE ALGO QUE MEREÇA ELOGIOS, NÓS NÃO TEREMOS NENHUM CONSTRANGIMENTO EM ELOGIAR.

REFERÊNCIA EM SAÚDE???

Em Matéria publicada no Semanário “Alagoas em Tempo”, foi Editada uma reportagem fazendo referência a Saúde de nossa Cidade, que se colocada em prática, seria ótimo, para a População de nosso Município, com a capacitação do pessoal que iriam desempenhar suas funções na Ambulância Cidadã, prestando o devido atendimento as pessoas carentes, etc. Infelizmente o povo continua sofrendo com a falta de Médicos, de remédios, requisições de Exames e até de Ambulâncias. Sr. Prefeito, Senhora Secretária de Saúde, Lagoa da Canoa, lamentavelmente, está muito longe, de ser Referência em Saúde Pública na Região, conforme, cita a reportagem, seria bem mais proveitoso para o nosso município se a Administração, colocasse os pés no chão e realmente olhasse para os problemas existentes, preocupando-se menos, em fazer publicidade de fatos, que o canoense sabe não existir. PAREM de fingir que está tudo bem, que Lagoa da Canoa não tem problemas, pois, o Povo é quem está sofrendo, com as deficiências existentes na Saúde, na Educação., na Agricultura,etc.. Às “críticas” existem para alertar os problemas, solucioná-los, Prefeito, é sua obrigação. A título de sugestão, que tal o cumprimento das determinações legais, inclusive a Orçamentária?.

CORRUPÇÃO !!!

Ela está presente, mesmo que nem sempre a notemos.
Os que a praticam fazem tudo o que é possível para ocultá-la: porém, mais cedo ou mais tarde, seus efeitos aparecem.
A Corrupção tem efeitos destrutivos. Abala as instituições, corrói a ética, desvirtua a justiça, impede o desenvolvimento econômico/social sustentável e enfraquece a vigência da Lei.

RECURSOS DESTINADOS A LAGOA DA CANOA DE JANEIRO À AGOSTO 2009
FPM……………4.671.705,67
ITR…………….196,59
LC 87/96………4.839,15
CIDE……………14.706,14
FEX……………. 8.104,96
FUNDEB………..4.557929,07
TOTAL GERAL………………………….. 9.257.481,58

RECURSOS DESTINADOS A SAÚDE ATÉ 07/09
TETO MAC………………….. 135.837,88
VIG. EM SAÚDE………….. 41.321,00
VIG. SANITÁRIA…………. 6.789,52
PAB FIXO ………………… 227.437,98
PAB VARIÁVEL……….. 596.209,00
FARMÁCIA BÁSICA… 43.090,67
TOTAL GERAL………… 1.050.776,05

RECURSOS DO FNDE PARA A EDUCAÇÃO

MERENDA ESCOLAR Até 01/09/09 ………….. 167.120,80
TRANSPORTE ESCOLAR. Até 03/09/09………. 89.920,98
Dinheiro Direto na Escola Julho/ 09…………….. 2.161,50
Quota Estadual/Municipal Até 20/08/09………… 122.788,05
TOTAL P/EDUCAÇÃO……………………………… 381.991,33
ROYALTIES REF. PETRÓLEO………………… 47.989,87
TOTAL GERAL, DE DINHEIRO, RECEBIDO …………………………………….. R$ 10.738.238,83

EDITORIAL
No último dia 21 de agosto, a AMALC—Amigos Associados de Lagoa da Canoa, realizou o “SEMINÁRIO DE COMBATE A CORRUPÇÃO E A CRIMINALIDADE”, aqui em Lagoa da Canoa, contando com a presença de várias Autoridades e tendo como Palestrante o Agente da Policia Federal Dr. Jorge Venerando, Presidente do MSCC (Movimento Social Contra a Criminalidade em Alagoas), LAMENTAVELMENTE, pessoas desinteressadas em combater esse MAL, tentaram fazer com que, o público presente ao Evento, fosse o menor possível, mas apesar da tentativa, ainda contamos com um bom público. O ENCONTRO foi muito proveitoso e os presentes tiveram a chance de tomar conhecimento das diversas formas de CORRUPÇÃO, de CRIMES, que são praticados cotidianamente por pessoas má intencionadas e que tanto prejudicam a população. Aliás, gostaríamos de salientar, que enviamos CONVITES a Câmara Municipal, extensivo a todos os Senhores Vereadores e apenas o Vereador Ednaldo Fernando, compareceu, os demais que formam a base de Apoio a Administração, não compareceram, bem como, o Sr. Prefeito, também convidado, que também não compareceu. Mas, diante de tudo isso, uma dúvida persiste. Qual o real motivo, que levou o Senhor Prefeito, a patrocinar de ultima hora, uma festa para homenagear a classe Estudantil, coincidentemente, no dia do SEMINÁRIO, 21 de agosto, quando todos sabem que o dia do Estudante é 11 de agosto?. Será que o ilustre Prefeito, tem receio que a classe Estudantil, tenha conhecimento do que é Corrupção?. Quando e como se pratica o crime de Corrupção? Não entendemos de outra forma, os leitores podem tirar suas Conclusões.

FESTIVIDADES DE EMANCIPAÇÃO DE LAGOA DA CANOA

A última semana de Agosto, foi bastante movimentada em nossa Cidade, pois no dia 27, aconteceu o show com a Banda Saia Rodada, terminando no dia 28 com o mega show da Banda Calypso. Durante o dia aconteceu de tudo, “Inaugurações” de uma Praça, que foi destruída, para ser construída uma outra em seu lugar, reforma de uma quadra de esportes, apenas com a construção de 02 lances de Arquibancadas e um Palco. Deixando de ser reformado o PISO, o ALAMBRADO, o SISTEMA DE ILUMINAÇÃO, que não existe, etc., o hastearmento dos Pavilhões Municipal, Estadual e Nacional, a saudação do Sr. Prefeito, como sempre, mal intencionada, etc. Você Canoense “Sensato”, consegue imaginar quanto custou para os cofres de nosso Município, esses Shows, será que valeu a pena toda essa pompa, quando se fala em crise, quando nos postos de Saúde faltam Médicos e Medicamentos, a resposta cabe a você que precisou do Médico, do Remédio e não encontrou. Mas, o ponto culminante mesmo, foi o Deprimente espetáculo, acontecido na Câmara Municipal, quando o Chefe do Executivo, ao ser questionado pelo Presidente do STR, que lhe pediu apoio para a Agricultura de Lagoa da Canoa, se dirigiu a este com insultos chamando-o até de “Safado”, ao receber o insulto de volta, tentou partir para agressão física, sendo contido pela turma do deixa disso, e quando retirado para a sala do Presidente, saiu bradando impropérios, como: ”você me paga”,”você vai se lascar” negro Safado. CANOENSES, fatos dessa natureza, quando praticados por um Cidadão comum é lamentável, mas, quando praticado por um Homem Público, é deplorável, é INADMISSÍVEL, mostra apenas o descontrole emocional, o despreparo de quem o pratica. Nós que fazemos essa Entidade, só podemos REPUDIAR, atos dessa natureza e afirmar que: O tempo do “CORONELISMO”, já passou, nos dias de hoje, não cabe mais tanta truculência, tanto abuso de Poder. O Homem Público deve estar preparado para ouvir e tirar lições das Críticas que lhes são feitas no exercício da Função, pois, geralmente, elas são CONSTRUTIVAS.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License